Malignant Mesothelioma Symptoms
 
 

quarta-feira, maio 10, 2006

Estrada





Trecho da BR-101,

em Santa Catarina




O transporte rodoviário de cargas perigosas no Brasil é regulamentado por uma legislação ampla, que estabelece normas técnicas para os veículos e condutores, normalmente obedecidas por empresas bem-estruturadas, mas que acaba falhando no momento em que inclui o setor público, como fiscal dessa legislação. Um dos itens, o que determina que os veículos estacionem em postos de combustíveis com áreas próprias para cargas perigosas, praticamente não é cumprido.
O responsável pelo Serviço de Emergência Ambiental da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), do Rio Grande do Sul, Vilson Trava Dutra Filho, afirma que dos aproximadamente dois mil postos de combustíveis existentes no Estado, nenhum está legalmente habilitado para receber caminhões transportando cargas perigosas. Ou seja: não dispõe de áreas exclusivas, piso impermeável, sistema de drenagem e bacia de contenção para um mínimo de 30 mil litros, a capacidade normal de um tanque de transporte, além de extintores de incêndio, baias especiais para o estacionamento e tudo isso a uma distância considerada segura dos demais veículos estacionados no local. Tudo isso custa dinheiro e o retorno é incerto, conforme opinião do proprietário do Posto Buffon, Rosélio Buffon, 37 anos e há 16 no comércio de combustíveis. O posto, que funciona no quilômetro 443 da BR-368, no município de Canoas/RS, abastece uma média de 300 caminhões por dia com uma quantidade de óleo que varia muito, diz ele. Vale lembrar que essa estrada serve para o escoamento rodoviário da produção da Copesul ? Companhia Petroquímica do Sul (O Pólo Petroquímico do RS) estabelecido no município de Triunfo e a 60 quilômetros de Porto Alegre

0 Comments:

Postar um comentário

 

 


www.g1.com.br