Malignant Mesothelioma Symptoms
 
 

domingo, setembro 03, 2006







Como é longe Uruguaiana

Por Evilazio de Oliveira


Numa época ainda recente, as viagens de Uruguaiana para Porto Alegre se constituíam em operações que precisavam ser planejadas com antecedência, sem esquecer detalhes como o de combinar previamente com o motorista de um auto de praça a condução dos passageiros, ainda de madrugada, para a estação do trem.

Pois, todos esses preparativos e uma viagem inesquecível, vistos pelos olhos de um menino, são contados no livro Como é longe Uruguaiana, de Fernando Pereira da Silva Filho, um cirurgião-dentista uruguaianense que adora escrever e que teve as duas pequenas edições esgotadas. Hoje, quem não leu o livro e só ouviu falar, pode perder as esperanças de encontrar algum exemplar à venda. A obra está totalmente esgotada.

Como é longe Uruguaiana é um desses livros fáceis de ler, com uma linguagem simples, direta e que transmite os acontecimentos daquela viagem de trem, uma aventura inesquecível para o autor, ainda criança que observava tudo, com muita atenção.


Fernando Pereira da Silva Filho conta que sempre gostou de escrever. Além de crônicas e artigos publicados pela imprensa de Uruguaiana e da capital, ele já havia estreado na literatura com A Colônia Rizícola que eu vi... e vivi, em 2001 - ano 155 de emancipação do município de Uruguaiana - conforme assinala no livro. Trata-se de um relato sobre a Colônia Rizícola 2, a CR2, implantado pelo Irga (Instituto Rio-grandense do Arroz) na década de 40 e que teve grande importância no desenvolvimento do município.
O autor de Como é longe... chegou a ser consultado sobre a possibilidade de a obra servir de roteiro para um filme. O assunto, todavia, não prosperou. Hoje o livro é uma obra rara e embora pense numa terceira edição, existe a falta de patrocínio ou de uma editora interessada. Enquanto isso, o escriba finaliza um romance ambientado no Japeju. Trata-se de uma história de amor, ainda sem nome, e que também não data para o lançamento. Novamente, problemas de patrocínio para a edição. *

2 Comments:

Anonymous Anônimo disse...

Como faço pra encontrar e comprar o livro *A Colônia Rizícola que eu vi... e vivi*
Preciso muito achar esse livro pq meu pai foi muito amigo e trabalhava juntamente com o Rico Soares, sou filha do *Chico Alves*
Por favor quem souber como me avise meu email é vania-barbosa2009@hotmail.com

2 de março de 2012 às 19:48

 
Anonymous Anônimo disse...

Procuro há muito, o livro "A Colônia Rizícola que eu Vi e Vivi", de sua autoria. Também procuro, "Como é Longe Uruguaiana" mas, sem sucesso. Sou o filho mais velho de Francisco Alves, personagem do seu livro. Por favor, entre em contato comigo.
sid-alves@live.com
Sidinei Barbosa Alves.

24 de abril de 2012 às 19:51

 

Postar um comentário

 

 


www.g1.com.br